Introdução

As Semanas pela Igualdade de Género procuram ser delineadas e implementadas com as parcerias locais com base nas necessidades por elas identificadas. Para a sua construção, o Projecto conta com três pilares fundamentais: autarquias, escolas e sociedade civil. Aliás, procuramos sempre que o Projecto seja apresentado aos Conselhos Locais de Acção Social, ou outra rede local existente , de modo a que  os/as agentes locais tenham dele conhecimento e possam desde logo trocar impressões com a equipa BIIG sobre o projecto, identificar necessidades, partilhar dúvidas, vontades.

As Semanas entre si nunca são, pois, iguais.

Elas contam, ou podem contar, mediante necessidades identificadas, com sessões e debates em escolas e bibliotecas, cinema, teatro, arte e cultura em espaço público, workshops, exibição e exploração da nossa exposição itinerante sobre Mulheres no Espaço Público e Novas Masculinidades, sessões de leitura e muito mais.

Algo é comum a todas as semanas: a criação e a oferta de kits bibliográficos às bibliotecas municipais dos concelhos envolvidos.

Outra coisa comum: procuramos, ao longo de todo o projecto, quebrar inércias, despertar vontades, disseminar novas formas de acção na área da Igualdade de Género, fortemente motivadoras para dinamização futura de actividades.

As temáticas a serem abordadas nos seminários, nas acções/ debates e nos trabalhos de alunos/as nas escolas ou com outros públicos, integradas nas “Semanas pela Igualdade de Género” a dinamizar em cada concelho, podem ser várias, e ficam à escolha das parcerias.

 Exemplo de temas: Violência de Género; Violência Doméstica e Violência no Namoro; Mulheres e Media; História dos Feminismos; Sexualidades e Afectos; Orientação Sexual e Identidade de Género; Associativismo Juvenil e Direitos Humanos Participação Cívica e Política e Género; Mulheres no Espaço Público; Novas Masculinidades; Tráfico Sexual; Assédio Sexual e Moral; Mulheres, Emprego e Autonomia; Mulheres e Migrações; Desconstrução de estereótipos de Género, Mulheres e Literatura; Desporto e Género; Linguagem Inclusiva (não sexista e igualitária), (Re)Conciliação da vida familiar com a profissional, Direitos Humanos; Objectivos de Desenvolvimento do Milénio; Igualdade de Género em Portugal e no Mundo; Representações sociais de género e publicidade; entre outros.

 

.::Destaque::.

destaque2
cartaz_01.jpg

Newsletter

Free business joomla templates