Visita a Amesterdão

No passado dia 8 de Setembro as duas equipas vencedoras das Olimpíadas da Igualdade (equipa H&M da Escola Secundária da Ramada e equipa ULYSSES da Escola Secundária de Miraflores) e suas professoras partiram para Amesterdão para uma visita de estudo memorável!


O clima solarengo que o grupo apanhou em Amesterdão veio animar ainda mais esta viagem, favorecendo os passeios e as visitas na cidade, como na volta de barco pelos canais do rio Amstel!


Do ponto de vista cultural esta estada revelou-se de muito interesse para o grupo, tendo visitado 4 museus de referência, Casa-Museu Anne Frank, Museu Van Gogh, Casa-Museu Rembrandt e o Rijksmuseum, vendo obras esplêndidas de artistas neerlandeses de renome da História da Arte Mundial ou aprendendo técnicas de pigmentos e de impressão utilizadas por Rembrandt e conhecendo a casa onde este viveu. Também não formam esquecidos os horrores da ocupação nazi neste país e a perseguição atroz, nomeadamente a judeus, que Anne Frank testemunhou no seu diário. Nesta Casa-Museu, as/o estudantes participaram ainda num fórum multimédia interactivo com questões relativas aos Direitos Humanos na actualidade.


Outro ponto alto da viagem foi, sem dúvida, a ida ao Aletta – Instituto para a Emancipação e História das Mulheres. Fundado por três feministas neerlandesas nos anos 1930, esta biblioteca e arquivo são o melhor e maior exemplo de recuperação, tratamento, armazenamento e divulgação da memória das mulheres e dos movimentos feministas do seu país e internacionais do mundo inteiro! Numa visita guiada muito especial teve-se acesso à biblioteca, ao arquivo, bem como aos reservados, tendo o privilégio de ver o seu livro mais antigo, datado do século XVI, um porta-estandarte usado por sufragistas ou o passaporte da Aletta Jacobs, a mais conhecida feminista daquele país, a quem o centro lhe homenageou dando-lhe o seu nome.


Tudo isto e muito mais foi vivido nestes dias. Bons momentos educativos e culturais e um grupo simultaneamente descontraído e bastante interessado pela descoberta e vivência desta peculiar cidade…

  

 

.::Destaque::.

destaque2
Free business joomla templates