Final das Olimpíadas da Igualdade

A 5 de Junho de 2012 realizou-se, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, a final das Olimpíadas da Igualdade. Esta final reflectiu um trabalho intenso previamente feito em contexto educativo, onde as/os jovens produziram materiais sócio-artísticos que visavam a descontrução de estereótipos de género e promoviam a igualdade de género. Na construção destes materiais, a equipa do projecto big~Ei dinamizou diversas sessões temáticas que incluíam as questões da igualdade de género: violência no namoro, desconstrução de estereótipos, novas masculinidades, movimentos feministas, igualdade de género e sexualidades, igualdade de género e literatura, direitos humanos das mulheres, mutilação genital feminina, interrupção voluntária da gravidez, etc.

Nesta final das Olimpíadas da Igualdade contou-se com um programa bastante diversificado desde a sessão de abertura, à apresentação dos trabalhos vencedores da primeira fase e respectivo comentário do júri, à prova de claques, à prova de FAQ – Feminismos e Algumas Questões até à comunicação com o Centro Aletta (Amesterdão).
As equipas vencedoras e presentes nesta final foram: a Equipa ADAMS (Amadora) constituída por Ana Luísa Rosa, Ana Maria Vaz, Diana Martins, Mariana Fernandes e Sérgio Rondão; a Equipa HM (Odivelas) constituída por Helena Martinho e Carolina Pereira; a Equipa REPÓRTERES X2 (Cascais) constituída por Filipa Pires, Mafalda Ferreira e Beatriz Velez; e a Equipa ULYSSES (Oeiras) constituída por Adriana Aguiar, Ana Barroco, Catarina Falcão, Diogo Nova e Maria Isabel Valente.

Na sessão de abertura desta final tivemos a honrar de ter connosco a Sra. Vice-Presidente da CIG, a Dra. Teresa Chaves Almeida, a Dra. Manuela Henriques, Coordenadora do Gabinete para a Igualdade e Minorias da Câmara Municipal de Odivelas, a Dra. Carla Surrador da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos da Câmara Municipal da Amadora e a Dra. Salomé Coelho, Coordenadora do Projecto big~Ei.

Após a sessão de abertura iniciaram-se as apresentações dos trabalhos vencedores na primeira fase e respectivos comentários do júri. O Júri Nacional foi composto por Zara Pinto Coelho (realizadora) jurada na categoria de vídeo/reportagem, Catarina Botelho (fotógrafa) jurada na categoria de fotografia, Teresa Sales (historiadora de arte) jurada na categoria de artes plásticas, Chullage (músico) jurado na categoria de música, Manuela Tavares (doutorada em Estudos sobre as Mulheres) e Manuela Góis (Vice-Presidente da UMAR) juradas nas questões da Igualdade de Género. Nesta final das Olimpíadas da Igualdade contamos com três trabalhos vencedores na categoria artística vídeo/reportagem e um na categoria artística de música.

Antes de um breve intervalo que nos ajudou a recuperar o fôlego de tanta agitação que havia no auditório tivemos a prova de claques de cada uma das equipas. Tivemos a oportunidade com a prova de claques assistir a pequenos momentos de música, dança e pequenas representações teatrais. O entusiasmo e o apoio das claques foi constante ao longo de toda a tarde e não menos contagiante.

Após o intervalo iniciou-se a segunda parte com a Prova FAQ – Feminismos Algumas Questões onde foram colocadas questões na área da história, da violência de género e cultura.

Durante a deliberação do júri as/os alunas/os tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Centro Aletta que fará parte da visita, tendo a equipa do projecto big~Ei contado com o apoio da Alexandra Luís (voluntária no projecto) para estabelecer essa comunicação em directo.

A decisão do júri não foi de toda fácil criando, a cada minuto, uma maior ansiedade nas/os concorrentes. Por fim, o júri deliberou que não haveria apenas uma, mas duas equipas vencedoras, tendo sido elas: a Equipa HM do concelho de Odivelas e a Equipa ULYSSES do concelho de Oeiras.

 

.::Destaque::.

destaque2
Free business joomla templates