Trabalho, discriminações e assédio sexual

O quinto e último curso livre organizado pelo Projecto big~Ei foi dedicado às questões das discriminações de género no local de trabalho, nomeadamente o assédio sexual.

Como introdução a esta temática foi passado o filme “Terra Fria” que conta a história baseada em factos reais de uma mulher que ao longo da sua vida foi vítima de várias formas de violência de género mas que nunca desistiu de lutar, tendo conseguido juntar um grupo de mulheres que se uniram contra a violência e o assédio sexual constantes nos seus empregos nas minas. Este caso fez história nos EUA pois estas mulheres lançaram e ganharam o primeiro processo judicial colectivo por discriminação e assédio sexual no local de trabalho.

Após o visionamento do filme, a socióloga Maria Viegas fez uma introdução ao tema e seguiram-se três apresentações de especialistas em matéria de discriminações de género no trabalho.

Foto 1

A primeira apresentação foi tomada pela Presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Sandra Ribeiro, que explicou as principais competências deste organismo em matéria de defesa da igualdade de género em contexto laboral, na parentalidade e na conciliação pessoal, familiar e laboral. Abordou também o facto de que a crise afectará mais as mulheres e de que apesar dos esforços de divulgação da CITE, esta ainda recebe pouquíssimas queixas por ano de assédio sexual.

Foto 2

A segunda oradora foi a jurista Tatiana Silva que apresentou um quadro legislativo comparativo sobre o assédio sexual em cinco ordenamentos jurídicos: Portugal, Espanha, França, Brasil e Canadá, reforçando a necessidade de reformulação do artigo 163 da moldura penal portuguesa.

Foto 3

Por último, a investigadora Lídia Fernandes aprofundou sobre o impacto da crise no desemprego e na precariedade das mulheres e desmistificou alguns dados estatísticos actuais que camuflam os reais e assustadores números do desemprego e pauperização feminina.

Para ouvir a intervenção na íntegra clique aqui!

Foto 4

Foto 5


# Cartaz
# Notas biográficas
# Referências bibliográficas
# 10 anos de Igualdade de Género
# Legislação assédio sexual
# La desigualdad de género em las crisis económicas

 

.::Destaque::.

destaque2
cartaz_01.jpg

Newsletter

Free business joomla templates