Trabalho, discriminações e assédio sexual

O quinto e último curso livre organizado pelo Projecto big~Ei foi dedicado às questões das discriminações de género no local de trabalho, nomeadamente o assédio sexual.

Como introdução a esta temática foi passado o filme “Terra Fria” que conta a história baseada em factos reais de uma mulher que ao longo da sua vida foi vítima de várias formas de violência de género mas que nunca desistiu de lutar, tendo conseguido juntar um grupo de mulheres que se uniram contra a violência e o assédio sexual constantes nos seus empregos nas minas. Este caso fez história nos EUA pois estas mulheres lançaram e ganharam o primeiro processo judicial colectivo por discriminação e assédio sexual no local de trabalho.

Após o visionamento do filme, a socióloga Maria Viegas fez uma introdução ao tema e seguiram-se três apresentações de especialistas em matéria de discriminações de género no trabalho.

Foto 1

Ler [+] Trabalho, discriminações e assédio sexual
 

Prevenção da Violência de Género

Em vésperas do Dia Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres (25 de Novembro) o Projecto big~Ei dedicou o dia de sábado, 17 de Novembro de 2012, a esta temática na perspectiva da prevenção.

 

Foto 1

Ler [+] Prevenção da Violência de Género
 

Corpos e Sexualidades: uma questão de género na publicidade

No passado Sábado, dia 20 de Outubro 2012, realizou-se o 3º Curso Livre no âmbito do projecto big~Ei intitulado “Corpos e Sexualidades: uma Questão de Género na Publicidade”.

Ler [+] Corpos e Sexualidades: uma questão de género na publicidade
 

Para Além da Masculinidade Hegemónica

A 31 de Março de 2012 realizou-se, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista, o segundo curso livre intitulado “Para Além da Masculinidade Hegemónica”, no âmbito do projecto big~Ei, contando com uma audiência de cerca 50 pessoas.

A conferência de abertura esteve a cargo de Miguel Vale de Almeida (antropólogo e professor associado com agregação no ISCTE-IUL, investigador do CRIA). Na conferência de abertura, Miguel Vale de Almeida, para além de referir o conceito de masculinidade hegemónica e identificar as características associadas a essa masculinidade hegemónica, procurou evidenciar a pluralidade de masculinidades existentes que, inevitavelmente, rompem com a masculinidade hegemónica. Reflectir criticamente sobre as transformações sociais que decorrem da existência de uma pluralidade de masculinidades foi tema que se seguiu ao longo de toda a sua intervenção.

Foto 1

Para ouvir a intervenção na íntegra clique aqui!

Ler [+] Para Além da Masculinidade Hegemónica
 

Feminismos e Percursos de Igualdade: Feminismos árabes e Feminismos islâmicos

No passado dia 26 de Novembro de 2011 realizou-se, no âmbito do projecto big~Ei, o primeiro curso livre intitulado “Feminismos e Percursos de Igualdade: Feminismos árabes e Feminismos islâmicos” no Centro de Cultura e Intervenção Feminista da UMAR contando com uma audiência de mais 35 pessoas.

Ler [+] Feminismos e Percursos de Igualdade: Feminismos árabes e Feminismos islâmicos

 

.::Destaque::.

destaque2
cartaz_01.jpg

Newsletter

Free business joomla templates