O Projeto VIVA - Vê, Informa-te, Vai e Age financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), região Norte, tipologia de intervenção 3.16 - Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, gerido pela UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, decorreu da necessidade sentida de trabalhar a prevenção da violência sexual.
A UMAR, com a experiência e conhecimento adquiridos na área da violência contra as mulheres nas relações de intimidade, na violência doméstica e na violência no namoro, bem como na violência sexual e, em particular, com o trabalho desenvolvido desde 2018, na intervenção com mulheres vítimas de violência sexual, no âmbito do Projeto EIR - Emancipação, Igualdade e Recuperação, constata que muitas mulheres são coagidas e forçadas a práticas sexuais indesejadas dentro e fora das relações de intimidade4 e que a violência sexual nem sempre envolve o uso de força ou da sua ameaça, não existindo, em muitos casos, marcas visíveis de violência e, portanto, forma de provar a resistência da vítima.
Desenvolveu as seguintes atividades:
- Capacitação técnica e financeira - Sessões de capacitação para técnicos/as, voluntárias da UMAR Porto e Braga e membros de outras organizações. A meta prevista era de 14 ações num total de 84 horas com 60 destinatários diretos. Foram realizadas 14 ações num total de 84 horas com 138 participantes diretos.
- Capacitação técnica e financeira - Sessões de (in)formação para públicos estratégicos. A meta para esta atividade era de 80 participantes e realização de 4 sessões de 2 horas cada, foram realizadas no âmbito desta atividade 6 ações com 86 participantes
- Iniciativas de sensibilização/dinâmicas participativas e apresentação/discussão de resultados e práticas - Sessões de sensibilização para estudantes universitários. A meta para esta atividade era de 16 workshops e 4 mesas redondas para 200 participantes. Realizaram-se 13 workshops e 5 mesas redondas, num total de 458 participantes.
- Iniciativas de sensibilização/dinâmicas participativas e apresentação/discussão de resultados e práticas - Sessões de sensibilização para grupos particularmente vulneráveis. A meta para esta atividade era de 8 sessões de sociodrama e 6 ações de sensibilização para um total de 140 participantes. Realizamos 7 sessões de sociodrama e 4 ações de sensibilização com a participação de 143 pessoas.
- Iniciativas de sensibilização/dinâmicas participativas e apresentação/discussão de resultados e práticas - Ações de sensibilização em zonas de lazer noturno. Esta atividade tinha como meta 200 destinatários diretos, mas com necessidade de alterar a atividade, esta nova atividade teve um alcance muito superior. Nas redes sociais a campanha teve 13752 visualizações e 699 interações.
- Iniciativas de sensibilização/dinâmicas participativas e apresentação/discussão de resultados e práticas - Grupos de apoio e partilha para mulheres em situação de vulnerabilidade Foram realizados dois grupos de apoio e partilha para mulheres de 6 sessões cada um. A meta era de 12 participantes. No total participaram 17 mulheres.
- Elaboração de recursos técnico-pedagógicos - Criação e disponibilização de material informativo Realizou-se no âmbito da campanha Stand By Her, o lançamento online dos 5D's para todos e todas os/as bystanders de situações de assédio e violência sexual. Alcançando cerca de 4000 pessoas nas redes sociais: instagram e facebook. A meta incluía a impressão de material. Foram impressos 250 flyers que foram colocados nas sedes da UMAR Porto e da UMAR Braga e no centro de atendimento, no Porto
- Elaboração de recursos técnico-pedagógicos - Criação de um manual de boaspráticas para profissionais e de um guião informativo para vítimas ou potenciais vítimas de violência sexual Foi elaborado um manual para profissionais cujo lançamento ocorreu no webinar final do projeto VIVA e foi disseminado online por todos os contactos de referência da UMAR do Porto e de Braga. Foi enviado para todos os núcleos da UMAR assim como para a ARS Norte Porto e Braga. Foram impressos 75 exemplares do manual que estão à disposição no centro de atendimento, da UMAR, no Porto e na sede da UMAR Braga.
- Iniciativas de sensibilização/dinâmicas participativas e apresentação/discussão de resultados e práticas - Webinar Final A meta era de 100 participantes, e estiveram presentes durante o webinar 83 pessoas.
Ficha de projeto »»
|