facebook1  instagram-logo1

Newsletter

nao assedio
Observatório das Mulheres Assassinadas - Dados preliminares 2020 (janeiro-agosto)
O Observatório das Mulheres Assassinadas encontra-se a recolher e analisar todas as notícias de mulheres assassinadas e de tentativas de assassinato.

Os dados preliminares de 2020 demonstram que desde o dia 1 de janeiro até o dia 15 de agosto contabilizaram-se 10 femicídios em contexto de intimidade (relações de intimidade atuais, passadas ou pretendidas). Já no que diz respeito às tentativas, entre o dia 1 de janeiro e o dia 15 de agosto foram contabilizadas notícias de 25 tentativas de femicídios em contexto de intimidade e 2 tentativas de femicídios no quadro de violência doméstica contra ascendente.

Foram ainda contabilizados 10 assassinatos de mulheres noutros contextos (motivos financeiros, em sequência de assalto ou outros), 1 tentativa de femicídio por motivos de género e 1 tentativa de assassinato não relacionada com questões de género.

Estes dados revelam a urgência de um investimento numa análise sobre o femicídio e a sua tentativa a partir de um olhar especializado e aprofundado para prevenir futuros assassinatos.