INTRODUÇÃO:
Tendo como fonte as notícias sobre homicídios e tentativas de homicídio na conjugalidade e relações de intimidade, relatados na imprensa escrita nacional, a UMAR vem apresentar os dados relativos ao Observatório de Mulheres Assassinadas e referentes ao ano de 2011.
O Observatório de Mulheres Assassinadas registou uma diminuição no número de homicídios quando comparados com o ano 2010 e, em número semelhante aos homicídios ocorridos em 2009.
Relativamente à prevalência das tentativas de homicídio já o mesmo não ocorre, encontrando-se um valor superior ao registado no ano 2010 e idêntico ao ano de 2005.
Assim sendo, ao nível dos homicídios o OMA registou no ano 2011, um total de 27 (vinte e sete) mulheres assassinadas no contexto da conjugalidade e relações de intimidade.
O número de tentativas de homicídio registados pelo OMA no ano de 2011 e por referência a 31 de Dezembro de 2011 foi de 44.
Não podemos contudo deixar de referir que o OMA contabilizou ainda um total de 66 vítimas associadas (vítimas directas e indirectas), 14 das quais nos homicídios e 52 nas tentativas de homicidio.
Apresentaremos em seguida a caracterização das vitimas directas e dos homicidas/autores do crime do homicídio na forma tentada, bem como a caracterização destes crimes quanto à sua ocorrência em termos geográficos e temporais, local, meio empregue, suposta motivação e contexto em que foram praticados.
Documento integral »»
Tendo como fonte as notícias sobre homicídios e tentativas de homicídio na conjugalidade e relações de intimidade, relatados na imprensa escrita nacional, a UMAR vem apresentar os dados relativos ao Observatório de Mulheres Assassinadas e referentes ao ano de 2011. O Observatório de Mulheres Assassinadas registou uma diminuição no número de homicídios quando comparados com o ano 2010 e, em número semelhante aos homicídios ocorridos em 2009. Relativamente à prevalência das tentativas de homicídio já o mesmo não ocorre, encontrando-se um valor superior ao registado no ano 2010 e idêntico ao ano de 2005. Assim sendo, ao nível dos homicídios o OMA registou no ano 2011, um total de 27 (vinte e sete) mulheres assassinadas no contexto da conjugalidade e relações de intimidade. O número de tentativas de homicídio registados pelo OMA no ano de 2011 e por referência a 31 de Dezembro de 2011 foi de 44. Não podemos contudo deixar de referir que o OMA contabilizou ainda um total de 66 vítimas associadas (vítimas directas e indirectas), 14 das quais nos homicídios e 52 nas tentativas de homicidio. Apresentaremos em seguida a caracterização das vitimas directas e dos homicidas/autores do crime do homicídio na forma tentada, bem como a caracterização destes crimes quanto à sua ocorrência em termos geográficos e temporais, local, meio empregue, suposta motivação e contexto em que foram praticados.
|