Formação

Formação de jovens / voluntárias da UMAR
“30 Anos da UMAR e os desafios da intervenção feminista no século XXI” 10, 11 e 12 de Março de 2006

A Formação Interna de técnicas/os, voluntárias/os, assim como das próprias associadas tem sido uma dimensão relevante no trabalho da UMAR. Igualmente, os campos de intervenção da nossa acção exigem permanente renovação e actualização para que posamos dar respostas adequadas aos desafios do nosso tempo. Neste ano de 2006, que constitui também um período que queremos dedicar às comemorações dos 30 anos da nossa associação, dedicamos a formação às áreas prioritárias do trabalho no terreno que vimos desenvolvendo, nomeadamente no campo do combate à violência contra as mulheres.

Objectivos

Com esta formação de jovens / voluntárias pretende-se:
  • construir pontes entre o passado e o futuro nas lutas pelos direitos das mulheres;
  • articular a intervenção em áreas específicas como a violência com as perspectivas feministas e uma visão emancipatória de direitos humanos e de luta pela transformação social;
  • partilhar e construir saberes teóricos e saberes técnicos, assim como vivências pessoais e colectivas;

Metodologia

A formação consistirá em momentos e espaços diversificados, abrangendo os seguintes temas:
A História da UMAR e os Feminismos em Portugal, O internacionalismo feminista e a Marcha Mundial das Mulheres, A Violência contra as mulheres, Intervenção comunitária e social e Desenvolvimento Local, Aborto e Direitos Sexuais e Reprodutivos.
Neste espaço-tempo de formação, que designamos “30 anos da UMAR e os desafios da intervenção feminista no séc. XXI”, propõe-se que nos diversos temas / painéis se diversifiquem metodologias e formas de apresentação. Assim, em alguns casos, as temáticas serão apresentadas através de “comunicação”, noutros serão utilizadas  formas como o teatro, a expressão dramática, e outras estratégias formativas. Ter-se-á em conta a importância da participação activa de todas, em que todas possamos ser formadoras e formandas, actoras e espectadoras, nos diversos tempos deste fim-de-semana.
Constitui uma formação interna à UMAR, embora possa estar aberta a participantes externas que, de alguma forma, tenham colaborado ou queiram vir a colaborar com a organização.

Programa | pdf 71kb
Este documento encontra-se em formato pdf pelo que é necessário possuir o Adobe Acrobat Reader.