Biografias

Elina Guimarães

Elina Júlia Chaves Pereira Guimarães da Palma Carlos, nascida em Lisboa em 8 de Agosto de 1904 e filha única de Alice Pereira Guimarães e de Vitorino Máximo de Carvalho Guimarães (militar e republicano convicto), herdou de seu pai o mesmo espírito entusiasta e combativo. Ou seja, desde muito cedo demonstrou interesse pelas conversas de foro político bem como, pela defesa dos direitos das mulheres. Por essa razão, Afonso Costa denominou-a como sendo a “mulher do futuro”.
Acreditando sempre na capacidade intelectual das mulheres e na necessidade de lutar pela igualdade de direitos e oportunidades entre ambos os sexos, realizou os seus primeiros estudos em casa, frequentou os Liceus Almeida Garrett e Passos Manuel e, em 25 de Novembro de 1926, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, com a classificação de 18 valores.

Ler mais »»

Rosalina Filomena da Cunha e Soares Rebelo

Rosalina Filomena da Cunha e Soares Rebelo, nome literário Filomena da Cunha nasceu em Goa - Santa Cruz em 17 de Maio de 1908. Filha do escritor, jornalista e comerciante Joaquim João da Cunha e de Rosa Maria da Cruz foi uma das feministas pioneiras na ex-colónia portuguesa da Índia, onde se notabilizou pelos seus escritos nos jornais locais e pela sua participação em Portugal Feminino de cuja revista foi Delegada na então Índia Portuguesa.
Filomena da Cunha frequentou o Curso Secundário na University of Cambridge de 1923 a 1925 bem como o Curso de Piano e Música do Trinity College of Music, de Londres, em Secunderabad na Índia. De 1927 a 1930 foi aluna do Curso de Medicina da Medical School, Agra (Índia), que interrompeu devido ao paludismo. Nessa época a jovem iniciou a sua colaboração na imprensa de Goa, nos jornais O Herald, Jornal da Índia, e O Independente e ainda de Lisboa, da citada revista Portugal Feminino, por um período de sete anos.

Ler mais »»