facebook1  instagram-logo1

Newsletter

nao assedio


livro-reclamacoes-170x70-1
Candidaturas ao cargo de Técnico/a do Projeto Publidiversidade

Representações Sociais E Igualdade De Género Na Publicidade

Entre o dia 22 de Fevereiro de 2013 e o dia 28 de Fevereiro de 2013 decorre o concurso para coordenador/a do projeto supracitado, que decorre entre Março de 2013 e Junho de 2014  cujo conteúdo é o seguinte:

O projecto PubliDiversidade – Representações sociais e igualdade de género na publicidade tem por objetivos fundamentais: a promoção da literacia publicitária pelo debate e reflexão crítica sobre a publicidade e marketing em Portugal; a sensibilização para os processos de produção destes meios numa perspetiva de igualdade de género e conscientização para o nível de exposição à publicidade e os seus impactos mediante a desconstrução ativa daqueles; a potencialização de competências de auto-monitorização crítica de consumos e da incorporação de medidas de auto e hetero regulação entre os profissionais da área. Assim, para além destes últimos, assumem-se como públicos-alvo também a comunidade escolar e a sociedade civil, pelo entendimento da sua relevância para a erradicação dos diversos tipos de discriminação com base no género e  para a  promoção da igualdade.

No que concerne às atividades a desenvolver, estas terão diversos enfoques. Numa componente de investigação na área da publicidade serão recolhidos e analisados anúncios publicitários, bem como serão realizados grupos focais com estudantes das áreas de Publicidade e Marketing, de forma a apurar as suas representações, percepções e conhecimentos face ao papel do género neste domínio, aos processos de produção daqueles e aos mecanismos de (hetero e auto) regulação existentes. Os resultados da pesquisa serão posteriormente debatidos no seminário final do projeto.

Em termos de sensibilização e conscientização, para além da dinamização de ações de rua e sessões temáticas destinadas à sociedade civil, serão também realizadas atividades de desconstrução de desigualdades de género, estimulando à reflexão e criatividade de estudantes do ensino superior e profissional no sentido da promoção da literacia e práticas de igualdade.

Numa ótica (in)formativa serão também realizadas masterclasses junto de profissionais da área, incidindo nos domínios da linguagem, representações e criatividade numa perspetiva de reflexão crítica e construção de práticas de promoção da  igualdade de género.

O projecto irá funcionar do núcleo de Braga da UMAR.

Como critérios de selecção são estabelecidos os seguintes:

a)     Formação superior em área respeitante às Ciências Sociais;

b)     Conhecimentos na área específica do projecto ao qual se candidata;

c)      Experiência em investigação científica;

d) Competências em organização e dinamização de atividades práticas, de divulgação (e.g. seminários, workshops, congressos) e organização (e. g. dossiers técnicos e pedagógicos, relatórios);

e)      Certificado de Aptidão Pedagógica (preferencial);

f)        Trabalho de voluntariado desenvolvido nesta área específica;

g)     Trabalho voluntário na UMAR, no sentido geral;

h)      Participação no associativismo local (preferencial);

i)       Perspectiva feminista.

As candidaturas são apresentadas através carta de intenção e envio do CV para o mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar