6ª Edição do Festival ImigrArte

17 de Novembro: 15h30 - 04h00 | 18 de Novembro: 14h00 - 01h00 | Mercado da Ribeira, Lisboa

banner para facebook ImigrArte 2012 1
Este festival alternativo, atento ao contexto social actual, aposta todos os anos no envolvimento dos imigrantes na sua organização, com o intuito de fomentar a consciência de uma cidadania activa e a criação do sentimento de pertença na perspectiva e na luta pela mudança, pelos direitos dos imigrantes, oferecendo aos mesmos e seus descendentes a possibilidade de mostrar a sua arte e cultura a um público cada vez mais diversificado e, através dela, fomentar a participação, responsabilização e organização na luta por direitos iguais, numa óptica de autonomia e responsabilização. Outro grande objectivo do festival é a afirmação do transculturalismo através do diálogo entre cidadãos portugueses e imigrantes, estabelecendo pontes de relação entre as várias comunidades estrangeiras. O Festival envolverá a participação de mais de 200 artistas e contará com a presença de 20 associações. Realizar-se-ão 50 espectáculos em diversos domínios, como a música, a dança, o teatro e a poesia. Consta também da programação, projecções de cinema, debates, conferências, literatura, exposições de fotografia, exposições de pintura e grafitti, workshops, espaço infantil, Dj´s, artesanato e gastronomia dos quatro cantos do mundo, juntos num único espaço. No local existirá ainda um gabinete com médico e enfermeiras para o rastreio de saúde gratuito a todos as pessoas, oferecido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Participe nesta grande festa onde se misturam arte, solidariedade, cooperação entre os povos, e uma discussão necessária sobre as políticas de imigração que se pretendem mais justas e humanas em Portugal e no Mundo.

A entrada é livre! Todas as actividades são gratuitas.

Países participantes: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, México, Peru, Moldávia, Rússia, Ucrânia, Roménia, Senegal, Timor Leste, Bangladesh, Nepal, India, China e Portugal.

 

pdfPrograma-Desdobrável ImigrArte »» | pdfInstruções para imprimir e dobrar o programa desdobrável do Festival Imigrarte »»