Participação da UMAR na sessão "(Des)Igualdades e Violências" na AJA - Lisboa
17039093 989153887881490 5734510824463514757 o

(Des)Igualdades e Violências é o título do debate para o Dia Internacional da Mulher, a decorrer na AJA - Associação José Afonso em Lisboa, com a participação de: Ilda Afonso, Diretora Ténica do Centro de Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (P'RA TI) da UMAR no Porto; e de Ana Cristina Silva, Professora no ISPA e Escritora, autora do livro "Mulher Transparente", que versa sobre o tema da violência doméstica. Apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

"A celebração do Dia Internacional das Mulheres tem a sua origem nas lutas das mulheres, nos finais do séc. XIX e início do séc. XX, por melhores condições de trabalho. Esquecido por largos anos, foi recuperado pelos movimentos feministas dos anos 60, vindo a ser adoptado pela ONU em 1977.
Embora a data tenha vindo a adquirir contornos de excessivo marketing comercial, como acontece com outras festividades ao longo do ano, continua a fazer sentido comemorar o Dia Internacional da Mulher. Por um lado, para celebrar as conquistas alcançadas no árduo caminho percorrido pela plena igualdade de direitos; por outro lado, como afirmação de luta contra as desigualdades ainda existentes, contra todo o tipo de violência e discriminação a que as mulheres são sujeitas, seja no espaço privado, seja no espaço público."