Lançada nova campanha contra o Tráfico de Seres Humanos (TSH)
No evento de lançamento da nova campanha contra o TSH decorrido em Lisboa a 13 de Outubro, a Sr.ª Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, proferiu que «O tema da campanha é sobre o tráfico de crianças, um tema sensível, um tema atual e que neste momento, com os movimentos migratórios que existem, ainda se torna mais importante [falar sobre ele]». Referiu, ainda, que, entre 2008 e 2015, foram sinalizadas em Portugal 1.306 pessoas vítimas de tráfico de seres humanos, das quais 177 eram crianças, o que corresponde a 14% do total das vítimas. Destas 177 crianças sinalizadas, oriundas de vários países, como da Nigéria, da Roménia, da Bulgária, da Guiné, de Portugal, etc., 30 estavam em trânsito. Catarina Marcelino sublinhou que o trabalho infantil e a prostituição são apontados como os «grandes motivos pelos quais as crianças são traficadas».



É importante que portugueses e portuguesas denunciem quando suspeitarem de algum caso de tráfico de crianças. Ligar para: 808 257 257

A campanha «Exploradas e tratadas como lixo – Mude a história e dê-lhes uma infância», inserida no III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos (2014-2017), é composta por um spot de Rádio e de Televisão a decorrer até Dezembro e ainda por cartazes e folhetos que podem ser requisitados na sede da CIG ou na sua Delegação Norte ou, ainda, através dos respectivos sítios web de Lisboa e Porto.