UMAR é parceira da nova Campanha "Violência no namoro não é para ti"
camp viol namoroNo início de Outubro, foi lançada pela SECI - Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdadea nova Campanha "Violência no namoro não é para ti", onde a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta é entidade parceira.

Esta campanha, dirigida ao público universitário, em parceria com a SEIES, a UMAR, as Capazes, associações e federações académicas, decorrerá durante todo ano lectivo 2016/2017.

No último estudo produzido pela UMAR sobre a violência no namoro (2016) , ficou clara a reduzida percepção dos/as jovens acerca das situações de violência, denotando a existência de um problema muito sério e grave. Entre os 2.500 jovens (entre os 12 e os 18 anos) inquiridos, quase um terço dos rapazes (32,5%) considerava legítimo exercer violência sexual e 14,5% das raparigas não via como violência forçar um beijo ou sexo, ao mesmo tempo que quase um quarto das pessoas que responderam (22%) consideraram "normal" a violência no namoro.