"Lançamento da Rede de Mulheres "Aqui dentro de casa" - Uma iniciativa da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta"
"A Rede de Mulheres "Aqui dentro de casa" destina-se a partilhar experiências e a obter ajuda mútua para mulheres que ainda estejam em confinamento ou as que, tendo já saído desta situação, queiram transmitir a forma como viveram este isolamento social.

A Rede de Mulheres "Aqui dentro de casa" também vai recolher online Relatos de Experiências vividas pelas mulheres neste período de pandemia de covid 19.

Esta Rede vai funcionar todas as 4ªs feiras entre as 17h e as 19h através de inscrição para o seguinte mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou para o telef: 218873005.

A primeira sessão será na 4ª feira 13 de maio. As sessões irão funcionar através de um link enviado para cada mulher inscrita, sendo que cada uma poderá utilizar apenas a parte áudio sem ter de se identificar pela imagem.

A UMAR tem vindo a dar respostas às solicitações que nos são colocadas por diversos meios e apercebemo-nos que existem mulheres em teletrabalho em casa e a cuidar dos/as filhos/as com enormes cargas emocionais. Umas porque são famílias monoparentais, outras porque os estereótipos existentes levam a que as tarefas do cuidar das crianças sejam suas, assim como o limpar, cozinhar, tratar das roupas, organizar o abastecimento da casa, com muito pouca partilha com maridos ou companheiros.

Outras, ainda, ficam em casa com os agressores em silenciamentos forçados, porque têm receio de pedir apoios para sair com as suas crianças, numa altura em que a pandemia espreita lá fora e eles vigiam lá dentro.

Os prejuízos são enormes do ponto de vista pessoal, da sua autonomia, da falta de socialização, com o agravamento do stress e dos estereótipos sobre o seu papel tradicional nas famílias como gestoras das tarefas do cuidado.

A partilha de experiências entre as mulheres que estão em casa e as que já saíram para trabalhar, assim como os reflexos da crise económica e social que já estão a sentir nas suas vidas parece-nos algo muito importante neste momento.

Lisboa, 7 de maio de 2020
UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta"