Comunicado EIR
A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - vem esclarecer, relativamente ao EIR, Emancipação, Igualdade e Recuperação, centro de atendimento para mulheres vítimas de violência sexual, o seguinte:

1 - O EIR é um centro de atendimento que funciona na Rua do Paraíso nº 250, no Porto, é um espaço físico de atendimento a mulheres vítimas de violência sexual e não uma linha telefónica como foi veiculado em alguns órgãos de comunicação.

2 - O EIR é o primeiro centro de atendimento para mulheres vítimas de violência sexual, no norte do país e é o segundo em Portugal; é, portanto, uma resposta pioneira que só foi possível graças ao financiamento pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), região Norte, tipologia de intervenção 3.17.1. que financiou este projeto durante 18 meses, sendo o seu término a 30 de setembro.

3 - Candidatamo-nos novamente à medida intervenção 3.17.1. aguardando resposta que acreditamos será positiva.

4 - Desde 2017 que nos candidatamos ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP), da Segurança Social, ainda sem sucesso. Este seria o financiamento adequado para este tipo de resposta porque traria a sustentabilidade necessária a um serviço que necessita de uma equipa experiente e especializada e de continuidade temporal para poder assegurar um acompanhamento de qualidade. É este o financiamento que reclamamos.

Só podemos congratular-nos com a possibilidade de, através do POISE e do apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, podermos iniciar esta resposta demonstrando a sua necessidade e graças, provavelmente, a um novo financiamento do POISE, poder continuar a aguardar um financiamento mais adequado.