A UMAR em Zagreb no lançamento do novo projecto “Strengthening the role of youth work in contesting dynamics of shrinking cities"
shrinking cities 2

Com uma reunião inicial de 25 a 28 de Novembro de 2018, o projecto europeu "Strengthening the role of youth work in contesting dynamics of shrinking cities" (em português, "Fortalecendo o papel do trabalho juvenil na contestação da dinâmica de encolhimento das cidades") foi iniciado com sucesso na Casa dos Direitos Humanos em Zagreb.

Organizações parceiras de quatro países europeus reuniram-se para discutir os desafios ligados ao fenómeno de "encolhimento de cidades" em toda a União Europeia e como lidar com isso através do trabalho com jovens. O projecto visa contribuir para a construção de novas estratégias de inclusão e comprometimento social cívico para as/os jovens que residem nas "cidades encolhidas" da Europa.

O projecto é coordenado pela "Documenta – Centre for Dealing with the Past", uma ONG de Zagreb.

Com um conjunto de diferentes actividades de projecto, os parceiros concentrar-se-ão em boas práticas de técnicas/os de juventude em cidades em encolhimento na Croácia, Espanha, Portugal e Alemanha.
O projecto estudará as cidades em declínio por meio da recolha, análise e comparação de semelhanças e diferenças em políticas e desenvolvimento destinadas a jovens nesses quatro países.

A publicação prevista será baseada no mapeamento e análise das melhores práticas de trabalho juvenil nos países parceiros, com o foco geográfico na diminuição das cidades e regiões. Os resultados serão divulgados em uma caixa de ferramentas online para os jovens trabalhadores em cidades em declínio (e além) com o objectivo de fortalecer as competências dos trabalhadores jovens por meio do compartilhamento de abordagens novas e inovadoras.
Durante três dias intensamente compartilhados, as/os representantes das organizações parceiras puderam-se conhecer. Os principais termos, objectivos e tarefas do projecto, bem como os acordos financeiros e questões administrativas foram abordados e discutidos. Um plano de acção foi elaborado no cronograma do projecto e as tarefas relacionadas ao conteúdo foram distribuídas entre os parceiros.

shrinking cities

Além da reunião de lançamento em Zagreb, os participantes se reunirão novamente em Janeiro de 2019 em Weimar, com o objectivo de discutir a metodologia das próximas actividades de mapeamento. A conferência de encerramento, em Abril de 2020, em Zagreb, oferecerá uma oportunidade às/aos participantes para apresentar os resultados da pesquisa a um público mais amplo e discutir as futuras etapas da cooperação.
 
shrinking cities 1

Este projecto reúne oito organizações parceiras de 4 países:

  • Documenta – Centar za suočavanje s prošlošću (Croácia),
  • Mreža Mladih Hrvatske (Croácia),
  • Culture Goes Europe (CGE) – Soziokulturelle Initiative Erfurt e. V. (Alemanha),
  • Stiftung Europäische Jugendbildungs- und Jugendbegegnungsstätte Weimar (Alemanha),
  • UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta (Portugal),
  • YouthCoop - Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania crl (Portugal),
  • Asociación Caminos – Asociación para el intercambio educación y desarrollo social (Espanha),
  • Colegio Oficial de Doctores y Licenciados en Ciencias Políticas y Sociología de Andalucía (Espanha).