Campo Internacional de Verão “Venues of Victims, Venues of Perpetrators” na Croácia. Depois de Zagreb, Jasenovac, Vukovar e... a caminho de Pula!
zagreb5

Após dias intensivos em Zagreb, damos conta da fase seguinte onde cerca de 60 jovens de 12 países europeus, incluindo 5 jovens pela UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, participam no acampamento internacional de verão "Venues of victims / / Venues of perpetrators. Mapping, decoding & processing the role of historical – civic education in (European) Youth Work" a decorrer na Croácia de 18 a 31 de Agosto de 2018.




zagreb7

Especialmente impressionante foi a visita de um dia no antigo campo de concentração de Jasenovac dedicado às vítimas da II Guerra Mundial. Graças ao trabalho das/os líderes de juvenis deste projecto e da equipa pedagógica no local, a visita foi devidamente preparada e acompanhada.
 
zagreb8

Lidar com as experiências das/os mais jovens de violência na região fez parte da visita de Vukovar, cidade localizada na fronteira com a Sérvia e que foi palco de várias atrocidades durante a Guerra da Jugoslávia no início dos anos 1990. Houve também a oportunidade de ouvir os testemunhos, conhecendo mulheres sobreviventes de violência de género durante a Guerra da Jugoslávia (WOMEN'S COURTS) e de reflectir questões centrais sobre a visibilidade e reconhecimento (ou não) na actualidade dos testemunhos de injustiça e de violência.
 
zagreb6

O grupo encontra-se agora em Pula para lidar com o processamento (jurídico) da guerra civil 1991-1995, visitando o "SENSE Agency / SENSE Center for Transitional Justice".

*Fotos: Theresa Rhode, Markus Rebitschek

Seguiremos com mais notícias!