CapacitArte | Projeto de capacitação e intervenção em Igualdade de Género
INTRODUÇÃO
logo capacitarteO projeto CapacitArte resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Portugal 2020 - POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Tipologia 3.16 - “Apoio Técnico e Financeiro a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos”, com inicio a 17 de Novembro de 2016 e término a 31 de Outubro de 2018.
Incide nos domínios da igualdade de género e da violência de género e encerra uma estratégia de capacitação interna e externa. As ações a desenvolver assumem o cunho de uma capacitação-ação e estabelecem-se em diferentes níveis – informação, sensibilização e formação – direcionando-se para públicos como os próprios recursos humanos da associação proponente bem como de outras entidades e a comunidade escolar (estudantes docentes e auxiliares educativas/os).
O projeto que aqui se apresenta parte da ideia basilar de que o trabalho de intervenção desenvolvido pelo UMAR, organização com quatro décadas de existência, urge ser ampliado, diversificado e disseminado atendendo tanto às crescentes solicitações emanadas de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, quanto aos persistentes entraves à concretização da Igualdade de Género em vários domínios da sociedade.

A ENTIDADE PROMOTORA
A União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), entidade promotora do projeto, é uma associação constituída a 12 de Setembro de 1976, sem fins lucrativos, cujo estatuto é de Organização Não Governamental (ONG) de Mulheres, sendo reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública publicado em DR (2ª série) n.º 147, em 30 de Julho de 2010. A UMAR trata-se de uma ONG de âmbito nacional, com sede em Lisboa, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista - espaço que dinamiza - e cujo trabalho de intervenção cobre o território litoral de Portugal Continental (Braga, Coimbra, Lisboa, Península de Setúbal e Porto) e a Região Autónoma da Madeira.

Assumindo-se como uma associação feminista, conta já com cerca de três décadas de história na defesa dos direitos das mulheres. A Igualdade de Género, a luta contra o sexismo na sociedade e a solidariedade feminista constituem vertentes de intervenção da associação.

OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO CAPACITARTE
Constituem objetivos da UMAR na presente candidatura:
Promover a partilha de conhecimentos entre duas regiões tão próximas (Porto e Braga);
Promover a capacitação de associadas, voluntárias e de técnicos/as no sentido da disseminação de conhecimentos e boas práticas em matéria de Igualdade de Género e Prevenção/ combate à violência neste domínio;
Prevenir/ sensibilizar jovens para as problemáticas da igualdade de género e violência.

Mais especificamente:
Potenciar a emergência de sujeitos ativos no que toca à construção de uma cidadania plena entre as/os jovens, através do empreendimento de ações de sensibilização relativas à Igualdade de Género e contra a violência;
Dotar docentes de conhecimentos relativos à IG e VG, sensibilizando-as/os e capacitando/as para a replicação e reinvenção de estratégias nos seus contextos profissionais.
Promover a articulação entre aprendizagem e disseminação/ troca de conhecimentos entre atores/as dos contextos escolares e a sociedade civil, via
ações de estimulo à
criatividade (expressão artística), envolvendo os públicos-alvo na transmissão de boas práticas e na sensibilização da comunidade.
Capacitar técnicas/os e voluntárias/os para a transmissão de conhecimentos relativos a diversas temáticas que enformam a IG e VG, para o desenvolvimento de estratégias de intervenção e criação de redes multidisciplinares de trabalho.

Divulgação de atividades em:
https://www.facebook.com/capacitarteumar/

Noticia:
http://www.povoportuense.pt/news/386/138/AcaO-DE-CAPACITAcaO-EM-IGUALDADE-DE-GeNERO/d,Detalhes_News

Próximas ações:
https://www.facebook.com/events/339277269801105/

cofinanciamento capacitarte