Projecto big ~ Ei - Bibliotecas pela Igualdade de Género ~ Escola da Igualdade

OlimpiadasdaIgualdade

O que é o big~Ei

O Projecto big ~ Ei - Bibliotecas pela Igualdade de Género ~ Escola da Igualdade resulta da experiência desenvolvida, ao longo de 2009 e 2010, no Projecto BIG - Bibliotecas pela Igualdade de Género (UMAR) que, durante 2 anos, percorreu Escolas e Bibliotecas Municipais de Lisboa e Vale do Tejo, tendo chegando a mais de 20.500 jovens e tendo sido considerado como um projecto de referência e boas práticas. No BIG site estão disponíveis várias imagens, resumos de sessões, reportagens de televisão e de rádio, entre outras informações, que acompanharam o trabalho do BIG e evidenciam o impacto deste projecto.

No big ~ Ei continuamos o trabalho desenvolvido no anterior projecto, ampliando a área geográfica de actuação e acentuando a componente sócio-artística no combate aos estereótipos de género, tal como defendido no IV Plano Nacional para a Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, promovendo uma escola que vá para além dos seus limites físicos.

Objectivos

1. Desconstruir estereótipos de género e valorizar atitudes e práticas inseridas numa perspectiva de novas masculinidades que contribuam para a igualdade efectiva entre rapazes e raparigas.

2. Envolver escolas, autarquias e outros agentes sociais na promoção de práticas de cultura e cidadania orientadas pela e  para a Igualdade de Género.

3. Dinamizar a intervenção sócio-artística e cultural dos/as jovens nas escolas e no espaço comunitário como co-construtores de uma Escola da Igualdade sem paredes, mas com práticas comuns emancipatórias e cidadãs.

4. Contribuir para um envolvimento activo das/dos jovens na recusa das múltiplas discriminações e situações de violência e exclusão.

5. Desenvolver formas de cidadania inclusivas, assim como uma linguagem inclusiva.

O que fazemos

1. Dinamizar de actividades artísticas com produção de materiais sócio-artísticos com os/as jovens, em contexto de escolas, de bibliotecas municipais e de comunidade local, que possam vir a ser aplicados junto de outros.

2. Organização de cursos livres orientados para docentes, autarcas e agentes de intervenção social dentro dos seguintes temas:

3. Entrega de Kits bibliográficos a bibliotecas escolares e municipais cujas escolas ou municípios tenham protocolo de parceria com o projecto “BIG/Escola da Igualdade”.

4. Dinamização de Olimpíadas da Igualdade de Género

5. Criação de um jogo virtual de desconstrução de estereótipos de género a ser utilizado nas bibliotecas.
Olimpíadas da Igualdade

Olimpíadas da Igualdade - folheto regulamento

Olimpíadas da Igualdade - folheto regulamento

(clicar na imagem para descarregar regulamento)

Concorre já! Preenche a docFicha de Inscrição e envia-a para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Informações sobre os Cursos Livres e Sessões em Escolas podem ser consultadas no site do Projecto
http://umarfeminismos.org/projectobig/
Contactos:

Endereço:
Rua da Cozinha Económica,
Empreendimento Alcântara Rio,
Bloco D, 30M e 30N
1300-149 Lisboa Portugal

Telefone: 218873005

Telemóvel: 969666879

http://big.cdocfeminista.org
Salomé Coelho | Cristina Pires | Irene Rodrigues
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar