facebook1  instagram-logo1

Newsletter

nao assedio


livro-reclamacoes-170x70-1
Intervenção UMAR - Marcha do Orgulho LGBT, Lisboa 2010

MARCHA ORGULHO LGBT, LISBOA

19 Junho | 17h | Príncipe Real

 

 

Há vários anos que a UMAR – União de Mulheres alternativa e Resposta – se orgulha em participar na organização da Marcha do Orgulho LGBT.

Feminismos e movimentos LGBT encontram-se entrelaçados e têm vindo a estreitar esses laços.

Este ano, decidimos visibilizar as críticas ao binarismo de género.

Nós, feministas e demais pessoas, na imensa diversidade que constituem os seres humanos, somos muito mais do que mulheres, homens, lésbicas, gays, homossexuais, heterossexuais, categorias socialmente construídas e inventadas, representativas de modelos sociais ideais pelos quais deveríamos pautar as nossas condutas.

 

Nestes binarismos reproduzem-se socialmente as hierarquias e discriminações em que os seres humanos se encontram diferentemente posicionados e com as quais pretendemos romper.

 

Desconstruamos os binarismos e as identidades fixas e naturalizadas que ocultam a sua contextualização social e transitória e que se encontram associadas a outras desigualdades estruturais (re)produtoras de discriminações múltiplas.

 

Desestabilizemos o conhecimento hegemónico e interpelemos novos conceitos, como pansexualidade, pois todo o conhecimento é um conhecimento implicado.

 

Liberta a insubmissa/mestiça que há em ti e rompe com a lógica binária!

Por uma cidadania sexual plena e plural!