Seminário Para Além do Arco-Íris: Activismo LGBT e Feminista nos 40 anos de Stonewall

Comunicado de imprensa


A não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais e a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta organizam, a 20 de Novembro, nas instalações do Instituto Português da Juventude de Coimbra, o seminário “Para além do Arco-íris: Activismos LGBT e Feminista nos 40 anos de Stonewall”.
Este seminário reúne académicos/as, activistas, jovens e, de um modo geral, cidadãos e cidadãs interessados/as em reflectir e debater o passado, o presente e o futuro de dois movimentos sociais que têm marcado o espaço público português – o movimento feminista e o movimento de defesa dos Direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. Pretende-se interpelar os/as presentes sobre as dinâmicas, os conceitos, os discursos e as estratégias usadas (ou por usar) por este dois movimentos, assim como sobre os seus encontros e desencontros.
2009 tem sido um ano particularmente importante para o movimento LGBT. Com efeito, celebram-se, este ano, 40 anos desde a Revolta de Stonewall – momento em que pessoas LGBT, em Nova Iorque, resistiram à violência da repressão e saíram à rua para marchar pelos seus direitos - que marcou o início do(s) movimento(s) LGBT. Este é também o ano em que decorreu, com a maior afluência de sempre, a décima Marcha do Orgulho LGBT, em Lisboa, e em que a questão do acesso ao casamento civil, por parte de pessoas do mesmo sexo, entrou definitivamente na agenda pública e política.
Estruturado em torno de três painéis – ver programa em anexo - este seminário será, por certo, um momento marcante no(s) percurso(s) destes 2 movimentos sociais, por juntar vários/as dos/as mais conceituados/as académicos/as portugueses/as trabalhando estas temáticas, assim como activistas de diversas associações.
Vimos pelo presente solicitar aos meios de comunicação social a divulgação deste evento, assim como convidá-los a estarem presentes no decorrer do mesmo.
Para qualquer informação adicional contactar Magda Alves - 919855010 (não te prives) e/ou Salomé Coelho 965840877 (UMAR).

Associações não te prives e Umar