facebook1  instagram-logo1

Newsletter

nao assedio


livro-reclamacoes-170x70-1
Observatório Europeu do Femicídio

O Observatório Europeu do Femicídio (OEF) é uma iniciativa de investigação e ativismo focada na prevenção dos assassinatos de mulheres motivados por questões de género. Este observatório é constituído por um conselho consultivo internacional de peritos/as nas áreas da violência contra as mulheres e prevenção da violência de género. O OEF forma uma rede de grupos de investigação locais nos diferentes países Europeus que colaboram no OEF. A equipa portuguesa do OEF é constituída pelas investigadoras que constituem a equipa do Observatório das Mulheres Assassinadas da UMAR.

 



Projeto FEM-UnitED

A equipa do OMA participou, em conjunto com outras equipas do OEF, no Projeto internacional FEM-UnitED: Unid@s para prevenir o femicídio na Europa. O Projeto FEM-UnitED teve como objetivo melhorar as respostas à violência nas relações de intimidade e violência doméstica de forma a diminuir a violência contra as mulheres e meninas e prevenir o femicídio. O projeto pretendeu criar evidência para aumentar a consciencialização do público e a promoção de cooperação multidisciplinar e capacitação, adotando uma abordagem de género focada na vítima. Por outras palavras, o projeto FEM-UnitED pretendeu criar evidência para uma mudança política colaborativa.

O Projeto FEM-UnitED envolveu parceiros de cinco países Europeus, nomeadamente a Universidade de Malta, a Universidade de Tecnologia do Chipre, o Instituto para a Sociologia Empírica (IfeS) na Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nuremberg (Alemanha), a Universidade de Zaragoza (Espanha) e a Universidade do Porto (Portugal). A equipa do projeto também foi constituída por Organizações Não-Governamentais ativistas e especialistas em serviços e direitos das mulheres, incluindo o Instituto Mediterrâneo de Estudos de Género (Chipre), a Fundação para os Direitos das Mulheres (Malta) e a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta (Portugal).

Relatórios e outros resultados do Projeto:

pdfRelatório Nacional sobre Investigação e Dados do Femicídio: PORTUGAL »»

pdfCountry Report on Femicide Research and Data: PORTUGAL »»

pdfComparative Report on Femicide Research and Data in Five Countries: Cyprus, Germany, Malta, Portugal, Spain »»

pdfPolíticas de Prevenção do Femicídio: Portugal »»

pdfPolicy Brief on Femicide Prevention: Portugal »»

Campanha de prevenção do femicídio desenvolvida no Projeto:

Vídeo 1:
A cada seis minutos, uma mulher ou rapariga é morta devido ao seu género.





Vídeo 2: O femicídio é apenas a ponta do iceberg





Vídeo 3: Não permitas que a violência nas relações de intimidade ocorra a portas fechadas





Vídeo 4: Os media desempenham um papel importante na prevenção do femicídio





Video 5: Vamos todos/as ligar os pontos e eliminar o femicídio.